Alternativas

Zonas operacionais de tráfego


Região Norte de Porto Alegre
Compreendendo os bairros Sarandi, Humaitá, São João, Rubem Berta, Navegantes e Passo da Areia.
Mapa de localização 

Região Leste de Porto Alegre
Integrada pelos bairros Moinhos de Vento, Petrópolis, Protásio Alves, Partenon, Agronomia, Cascata e Lomba do Pinheiro.
  • Anel Viário;
  • Acessos Leste;
  • Cruzamento Av. Oscar Pereira com Terceira Perimetral;
  • Cruzamento Av. Bento Gonçalves com Terceira Perimetral;
  • Cruzamento Av. Bento Gonçalves com Av. Cristiano Fischer,
  • Ampliação prolongamento Av. Cristiano Fischer (detalhar);
  • Outras sugestões
Mapa de Localização

Região Sul de Porto Alegre
Composta pelos bairros Menino Deus, Santa Teresa, Teresópolis, Nonoai, Tristeza, Vila Nova, Ipanema, Espírito Santo, Hípica, Restinga, Ponta Grossa, Belém Novo, Lajeado e Lami.
Mapa de localização

Região Centro
Compreendida pelas ruas do centro da capital, própriamente ditas.
  • Av. Borges de Medeiros (Portais da Cidade);
  • Cruzamento - Av. Independência com Rua Garibaldi;
  • Cruzamento - Av. Independência com Rua Santo Antônio;
  • Complexo da Estação Rodoviária;
  • Interconexão Av. Pres. João Goulart - Rua Washington Luiz (Gasômetro);
  • Outras sugestões.
Mapa de localização

PMPA/CIERGS
  • Passagem de nível na Farrapos, junto ao viaduto Leonel Brizola;
  • Viadutos nos cruzamentos das avenidas Plínio Brasil Milano e Carlos Gomes e Aparício Borges  com Salvador França e Bento Gonçalves;
  • Passagens de nível na 3ª Perimetral com Cristóvão Colombo e com a Anita Garibaldi;
  • Intersecção da Ceará com Sertório e Souza Reis/Edu Chaves com Sertório;
  • Sistema viário da Beira-Rio e Padre Cacique;
  • Prolongamento da 3ª Perimetral/Corredor Sul;
  • Urbanização e duplicação do sistema Tronco/Cruzeiro;
  • Plano Cicloviário.
ANDAMENTO DAS OBRAS

INVERSÃO DE SENTIDO EM AVENIDAS

A EPTC estuda a possibilidade de inverter o sentido de faixas em avenidas em horas de pico de tráfego, a exemplo do que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além da Av. Edvaldo Pereira Paiva, estão sendo analisados trechos das avenidas Sertório, Protásio Alves e Azenha.

Os Técnicos Opinam
- "Somos sensíveis a esse tipo de ação, mas se trata de um assunto muito delicado, pois qualquer mudança pode alterar o transporte público e privado. Precisamos analisar os reflexos que isso vai causar" (Romano Botin - Secretário de Mobilidade Urbana) 
- "Alguém tem de fazer alguma coisa para desafogar o trânsito em Porto Alegre, mesmo sendo uma coisa provisória...";
- "É uma boa idéia. Já observamos no Rio de Janeiro e deu certo";
- "Não se pode esquecer de alternativa para quem se dirige no sentido contrário." 
(João Fortini Albano - Prof. da UFGRS).
 - "Inversão de via é operação de risco" (Fernado MacDowell - Prof. Dr.).


Opinião do Blog

  • Avenida Sertório: possuindo corredor central de ônibus (embarque no lado esquerdo), as inversões de sentido deveriam ocorrer nas duas faixas disponíveis no contrafluxo (inversão total), com isso, nos horários das inversões, os usuários dos contrafluxos (automóveis) restariam totalmente prejudicados, sem alternativas de acesso direto ao longo da via modificada. Inverter apenas uma das faixas - com a finalidade de oferecer alternativa de sentido oposto - restaria situação extremamente insegura, eis que no contrafluxo da faixa invertida ter-se-ia, pela  a direita o fluxo de ônibus e, pela esquerda, o fluxo dos demais veículos, ou seja, uma faixa isolada com contrafluxo em seus dois lados.

  • Avenida Protásio Alves, trecho Av. Manoel Elias - Divisa com Viamão: a solução para este segmento seria a sua duplicação, eis que se trata de via com apenas uma faixa por sentido, com espaços laterais pouco ocupados por urbanização (poucas desapropriações). Ademais, as inversões exigiriam obras para implantar, pelo menos, uma faixa adicional para garantir alternativa ao contrafluxo. Obra por obra, que se faça a duplicação.

  • Avenida Azenha: aqui sim, as inversões de sentido parecem mais viáveis, eis que não há corredor de ônibus, tampouco canteiro central. Nos horários das inversões, o fluxo do sentido invertido seria acrescido de mais uma faixa em todo o percurso. Entretanto, embora o contrafluxo reste garantido por uma faixa junto ao passeio público, deve-se considerar que este terá que dar fluência a vários tipos de veículos, ou seja, veículos de uso coletivo misturados a todos os demais (automóveis, caminhões, motos, etc.). Restrições: veículos de entrega local e outros semoventes não poderiam circular no contrafluxo durante as inversões.

  • Edvaldo Pereira Paiva (Av. Beira Rio): Comparada às demais vias a terem sentidos invertidos, é a que apresenta todas as condições técnicas operação satisfatória: é via expressa, sem corredor de ônibus, com restrição a caminhões e, o melhor, existem alternativas paralelas e próximas (Avenidas Praia de Belas/Padre Cacique). E mais: a duplicação desta avenida está contemplada no Plano da Copa 2014, fato que tornará obrigatório disciplinar seu uso durante as obras.  Assim, o sentido único certamente contribuirá muito para melhorar a fluidez do tráfego em qualquer sentido de direção. 


Ouça o que diz a EPTC - Entrevista completa na Rádio Gaúcha:






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