Estudos


Vida pregressa
Os casais açoriamos, ao deixarem o local onde hoje está a cidade de Viamão, rumaram em direção ao grande estuário que de lá vislumbravam justamente para se acomodarem em local que pudesse oferecer melhores condições de contato com outras comunidades que certamente o processo de coloninação então  em pleno desenvolvimento, por certo, haveria de promover.
Na realização daquela façanha, talvez os migradores nada mais pretendiam do que buscar melhores condições de mobilidade, no tempo e no espaço, na busca de satisfazer suas necessidades, uma vez que acomodados em terrenos ribeirinhos estariam facilmente ligados a outras plagas, dispondo com isso de maior  facilidade para a navegação de curto, médio e longo alcances. Praticamente, estariam ligados ao mundo inteiro!

Logo-logo o simples ancoradouro transformou-se em porto onde atracavam embarcações maiores que teriam a capacidade de trazer e levar os bens que tanto necessitavam ou produziam. Assim, os açorianos ficaram voltados de frente para o imenso e belo lago - o Guaíba - pois este era o maior bem de que dispunham.

Por esse motivo, a Porto Alegre de então foi crescendo em apenas duas direções, eis que restou contida pelas águas que a circundavam parcialmente. Desde aquela época os caminhos secos foram construídos ou circundando a orla fluvial ou rasgando terras em direções radiais.


Com o desenvolvimento econômico e social a cidade foi sempre crescendo naquelas mesmas direções, fazendo com que, hoje, a cidade esteja dando as costas para aquilo que foi a razão de sua fundação: o Lago do Gaíba.

A Porto Alegre que convivemos assemelha-se a uma península, encontrando-se verdadeiramente espremida em seus limites, com poucas alternativas de expansão, a não ser nas direções leste/sudeste.
Urge haver planejamento para dotá-la de adequadas estruras viárias que possam suportar as demandas futuras. Nossa cidade não dispõe, por exemplo, de anéis viários que a circundem. Nossa perimetral corta a cidade ao meio e não possui de adequados dispositivos que garantam plena mobilidade.

Patologias flagrantes
 Em uma análise superficial, pode-se diagnosticar com certa segurança que a mobilidade urbana de Porto Alegre apresenta as seguintes patologias crônicas: 
  • engarrafamentos e congestionamentos, recorrentes em locais bem conhecidos;
  • o tráfego de características locais mistura-se com o tráfego de passagem;
  • os espaços viários privilegiam os semoventes, em detrimento da circulação de pedestres;
  • inexiste um sistema viário estruturado, com vias expressas, arteriais, coletoras e vias exclusivamente locais;
  • os acessos rodoviários concentram-se, praticamente, em apenas duas rodovias;
  • inexiste anel viário capaz de permitir acesso rápido ao sistema rodoviário circundante.
Na página intitulada  "Alternativas de Solução" são listadas obras e dispositivos a serem implantados a curto e médio prazos, em locais cujos os tratamentos ainda são possíveis, visando solucionar determinadas anomalias de mobilidade urbana, melhorando a circulação de semoventes, em termos de espaço e tempo, e contribuindo para a liberação e ocupação de espaços públicos.
 Saiba mais sobre o que está previsto para a melhoria das condições de acessibilidade à cidade consultando a página "Acessos Rodoviários".


As preocupações para a Copa do Mundo 2014
Porto Alegre será uma das doze cidades-sede brasileiras selecionadas para  a realização da Copa do Mundo 2014. Com isso, torna-se-á imprescendídel dotar nossa cidade de melhorias significativas em seu sistema viário, vez que haverá grande afluxo de pessoas e intensa movimentação de veículos principalmente no entorno do estádio Beira Rio, bem como nas vias que apontam em sua direção e situadas em todas as regiões da metrópole gaúcha.
As principais obras a serem executadas já são conhecidas, destacando-se as seguintes:

OBRAS ESTRUTURAIS

 Ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho;
Portais da Cidade;
Projeto Cais do Porto;
Acesso Norte.


SISTEMA VIÁRIO

Sistema viário da III Perimetral;
Corredor Zona Sul;
Duplicação da Av. Tronco;
Sistema viário avenidas Beira Rio/Padre Cacique;
Plano Cicloviário;
Duplicação da Av. João de Oliveira Remião;
Duplicação da Av. Vicente Monteggia.


INVESTIMENTOS PRIVADOS

Projeto Gigante para Sempre - Internacional
Arena do Grêmio


NOVOS ACESSOS

Nova Travessia do Guaíba;
Rodovia do Parque - BR 448.



Saiba mais na página Copa do Mundo 2014.