Porto Alegre, dada sua posição geográfica junto ao grande Lago do Guaíba, restou com poucas ligações rodoviárias, a saber:
- Nas direções Sul/Sudoeste apenas o conjugado BR-116/BR-290 (coincidentes) chegam à cidade através da única Travessia do Guaíba, em ponto comum com outra única rodovia, a BR-290;
- Por sua vez, a BR-290 (a Free-way) naquele mesmo ponto coleta tráfegos provenientes tanto das direções Noroeste (via BR-386) e Norte (via BR-116) - com capacidade já esgotada por coletar intensos fluxos de outras direções;
- A BR-290 atende ainda as demandas provenientes das direções Norte-Nordeste (via ERS-020/ERS-030) e Leste-Nordeste (via BR-101);
- A BR-116 Norte - principal eixo rodoviário - chega também à cidade em plena região urbana (Av. Farrapos);
- Finalmente, apenas mais uma rodovia (ERS-040) chega à cidade pela direção Leste.
- Uma única via de acesso para o Sul/Sudoeste (BR-116/290) - na Região Norte da cidade;
- Uma única via para o Noroeste/Norte/Nordeste (BR-116) - na Região Norte da cidade;
- Uma única via para o Leste/Nordeste/Norte (Fee-way) - também na Região Norte da cidade;
- Uma única via para o Leste (ERS-040) - na Região Leste da cidade;
- QUASE A TOTALIDADE DO TRÁFEGO DEMANDA PELA REGIÃO NORTE DA CIDADE;
- SÓ HÁ UMA ALTERNATIVA PARA A REGIÃO LESTE DA CIDADE;
- INEXISTEM ALTERNATIVAS PARA AS REGIÕES SUL E SUDESTE DA CIDADE.
Alternativas de solução, em andamento
GOVERNO ESTADUAL
A Seinfra, através do DAER/RS, está implementando diversas ações - projetos e obras - para a melhoria do sistema rodoviário da região metropolitana, entre as quais destacam-se:
- Duplicação da ERS 118 - obras parcialmente contratadas;
- Projeto de Implantação/Pavimentação da ERS 118, trecho ERS 040 - Lami (do Rodoanel - veja o "Anelão");
- Projeto da Terceira Ponte sobre o Rio Guaíba (Travessia Sul - Lami, também integrante do Rodoanel);
- Projeto de Duplicação da ERS 020, trecho Vista Alegre - Morungava (com Variante de Traçado, até Alvorada);
- Projeto de Duplicação da ERS 240, trecho Montenegro - Portão e Entr. BR 116 -ERS 010 (Rodovia do Parque);
- Duplicação da ERS 239, trecho Taquara - Entr. ERS 474;
- ERS 010 - Rodovia do Parque (PPP no detalhe abaixo);
ERS-010 - PPP RODOVIA DO PROGRESSO
A rodovia se iniciará no entroncamento da Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290 (Freeway), em Cachoeirinha, e se deslocará em sentido norte até a ERS-239, entre Campo Bom e Sapiranga. Será a primeira estrada do Rio Grande do Sul a ser construída por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
Dividida em três lotes, a serem construídos sucessivamente, a ERS-010 exigirá investimento de aproximadamente R$ 715 milhões apenas em obras rodoviárias e de arte (pontes, passarelas, viadutos e um túnel de 380 metros, próximo aos morros Sapucaia e Pedreira).
Estas últimas são fundamentais para evitar cruzamentos em nível. Apenas no licenciamento ambiental, são estimados custos de R$ 10 milhões. As despesas com desapropriações estão projetadas em R$ 87,4 milhões. O valor total final do projeto, estimado pelo Daer, é de R$ 802,5 milhões.
Para o primeiro trecho da ERS-010, a estimativa de término das obras é de até dois anos. O trecho dois deverá ser finalizado em até quatro anos e o terceiro percurso, em até sete anos.
Já a ligação com a BR-386 deve ser concluída em até dois anos, e sua conexão com a ERS-240 pode levar até quatro anos.
Os municípios beneficiados com a nova rodovia são Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas e Esteio. A ERS-010 complementará a malha viária hoje existente no entorno norte de Porto Alegre como alternativa à BR-116 e se somará à futura Rodovia do Parque (BR-448), que tem trajeto bem mais curto a oeste da BR-116. (Fonte: web)
Mapa da Região da Rodovia do Progresso - PPP
Legenda: --------- PPP ---------- DAER --------- PAC Visualizar Rodovia do Progresso em mapa maior_______________________________________________________________________
CONSULTA PÚBLICA 01/10
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RODOANEL
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GOVERNO FEDERAL
- Rodovia do Parque
Status: iniciada - em obras, ajustando projetos.
- Projeto da Nova Ponte sobre o Guaíba.
O Dnit e a Ecoplan, empresa contratada para estudar a viabilidade dos projetos, apresentaram na semana passada a um público seleto – engenheiros, arquitetos, técnicos de concessionárias e de órgãos estadual e federal – as alternativas de locais onde poderá ser erguida a travessia que desafogará a saturada ligação atual onde transitam por dia 40 mil veículos.ZH (16/09/2010)
Confira as alternativas em estudo.
Status: estudos para licitação para projeto (em andamento).